SADHANA AQUARIANA




"A maior recompensa de se praticar a sadhana (disciplina espiritual) é que a pessoa se torna incapaz de ser derrotada. Sadhana é uma vitória pessoal e é uma vitória sobre o tempo e o espaço. Levantar é uma vitória sobre o tempo e praticá-la é uma vitória sobre o espaço. É isto que é a Sadhana. E quando você faz uma sadhana em Sangat (comunidade) você se enriquece de várias maneiras".
 Yogi Bhajan



Sadhana - sozinho ou em grupos - é yoga e meditação no início da manhã, quando o ângulo do sol com a terra é o mais adequado. Este não é necessariamente o momento mais fácil de se levantar!
Yogi Bhajan disse: "Ninguém quer levantar-se entre 3 e 6 horas da manhã. Ninguém! Porque todo mundo quer apenas relaxar um pouco na vida. E nós queremos ter a nossa paz, e este é o momento mais silencioso: ... eu dormi pacificamente. Não perturbei nin­guém, porque eu estou sentado aqui repetindo este ... mantra. Meu Deus, continuamente, vou enlouquecer. Não é o suficiente dizer algo uma vez, talvez duas vezes - mas 108 vezes! .... A resposta é perseverança ... Sadhana lhe dá perfeita perseverança mental. Vigor físico é bom. Mas, além disso, precisamos também de uma perseverança mental. Caso contrário, não temos chance de a nossa vida correr bem, de estarmos felizes, satisfeitos e bem sucedidos. Estas são as necessidades, são condições básicas ... Sadhana dá o que você precisa para a sua resistência mental. E o amor é o que inspira a sua resistência espiritual. Quando você ama, você nunca desistirá." (Yogi Bhajan, 22.01.91)
Se o corpo humano não é lavado regular­mente, ele começa a feder. As secreções da pele estão desintegrando e produzindo um odor desagradável. Exatamente o mesmo processo acontece quando a mente não "é limpa" regularmente (por exemplo, através de yoga e meditação). As secreções da men­te afundam para o subconsciente e "polu­em" os nossos pensamentos.
Limpeza significa livrar-se do lastro do subconsciente, e assim atingir a liberdade do ser interior. A rotina diária desse processo de limpeza interna pela manhã é chamada Sadhana. No Kundalini Yoga trata-se de uma oração da manhã dos Sikhs - o Jap Ji -, um Kriya de livre escolha e uma série de 7 meditações vocais, os mantras para Sadhana. Em geral, isso leva duas horas e meia, o que representa um décimo do dia. Assim, praticá-la diariamente é plenamente suficiente para garantir um crescimento contínuo interno.
A mente torna-se progressivamente mais clara e a consciência corporal aumenta. Neste processo de crescimento, há altos e baixos, mas estamos em uma forma humana, então todos os seres humanos são "seres espirituais fazendo uma experiência humana". Muitas pessoas não podem imaginar levantar-se e dedicar uma hora e meia para o seu processo interno. Qualquer pessoa que tenha filhos e um emprego regular não pode muitas vezes sequer imaginar uma meia-hora, que é diferente da rotina diária normal.

Um Sadhana efetiva não deve necessariamente levar duas horas e meia. No início de um caminho de yoga isso faz muito sentido, para estabelecer uma base. Mas uma prática espiritual, também pode demorar apenas 10 minutos. É importante que se exerça regularmente todos os dias, por exemplo, em uma forma de meditação ou uma série curta de exercícios de Yoga. A continuidade é fundamental para atender ao corpo e à mente. A rotina diária torna-se assim uma parte da vida que nos serve como uma força inicial e uma constante fonte inspiradora. Duas horas e meia é o tempo ideal, mas que muitas vezes só é possível em estágios de vida específicos ou em condições específicas.